domingo, 4 de setembro de 2011

Aproveite os artifícios dos espelhos

Foto: Allan Feio Arquitetura

Mais uma vez colaborei com o Jornal Folha Metropolitana de São Paulo. Desta vez o tema foi a utilização de espelhos. Veja a reportagem abaixo. O texto é de Edilene Ribeiro.

Espelhos, se bem usados na decoração, são capazes de transformar qualquer ambiente. Eles dão charme e, principalmente, o poder de causar sensação de amplitude no ambiente. “Os espelhos podem multiplicar o espaço, acrescentando profundidade e dimensão, por isso, funcionam melhor em espaços menores”, diz o arquiteto Allan Feio.
Mas, além de refletir, o espelho tem o poder de iluminar. “Em locais com pouca luz natural pode trazer mais claridade”, diz o arquiteto.

Veja as dicas do arquiteto Allan Feio para aproveitar a utilidade dos espelhos na ‘décor’ da casa.

Atenção a alguns detalhes
O arquiteto Allan Feio lembra que antes de pendurar uma peça na parede é importante avaliar o que ela irá refletir. “Priorize paisagens e cenas interessantes. Um espelho colocado do lado oposto de uma janela pode refletir uma bela imagem.”
O importante é saber como e onde usar, diz Feio. “Ambientes cheios de espelhos podem ficar elegantes ou extremamente bregas”, afirma.

Em todos os ambientes
Allan aconselha criar faixas de espelhos na lateral da cabeceira da cama. “Dá para compor com outros materiais como papeis de parede e painéis de MDF.” Já na sala de estar ressalta que a ideia é aproveitá-los para aumentar a sensação de espaço, o que deixa o ambiente ainda mais sofisticado. Nos banheiros, a dica é usar sem medo. “Quanto maiores, melhores. Uma bancada de pia sempre precisa de um bom espelho”, diz o arquiteto.

Brinque com os formatos
Segundo o arquiteto, é possível variar as formas, tamanhos e molduras de um espelho para criar diferentes estilos na decoração. Basta usar a criatividade.
“Uma peça emoldurada costuma ser usada com maior frequência numa decoração. Já uma peça sem moldura pode ser instalada em uma parede inteira”, diz Allan Feio.
Ele afirma que o bisotê, aquele acabamento chanfrado nas bordas da peça, valoriza bastante o espelho. “Dá a ele aspecto mais sofisticado”, comenta o arquiteto.
Em quartos infantis também podem aparecer em formatos de animais e objetos, criando uma composição lúdica. Já os modelos venezianos dão um charme especial ao ambiente. Esse tipo de espelho pode ser usado em quase toda a casa, especialmente em lavabos e hall.

3 comentários:

Ingrid disse...

Olá. Seu blog tem muitas dicas interessantes. Parabéns! Estou decorando meu apartamento e gostaria de algumas dicas de locais onde posso encontrar os objetos que preciso. Onde poderia encontrar um espelho grande com moldura bonita (trabalhada em madeira ou outro material)?

Allan Feio disse...

Oi Ingrid,
muito obrigado. Que bom que você gostou do blog.
Aqui em Belém, você pode encontrar vários modelos de espelhos na Casa Amazonas, na rua Padre Eutíquio.

Anônimo disse...

Obrigada, Allan. Realmente, lá tem espelhos belíssimos!