segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Escolha o piso certo para deixar sua casa aconchegante

Qual o piso ideal? É a pergunta que não quer calar. Desta vez colaborei com a reportagem para a coluna “Morar do seu jeito” do Portal Terra. Vejam:

Madeira, porcelanato, cerâmica, pedra, carpete… As opções para revestir o chão são muitas, mas qual delas é a ideal se seu objetivo é deixar a residência aconchegante? A resposta certa depende principalmente do clima da região onde a casa está localizada.
“Colocar um piso de madeira em uma casa à beira da praia é tão inusitado como usar um piso de pedra no quarto de uma casa na serra gaúcha”, exemplifica o arquiteto Daniel Mangabeira.
Além do clima, é preciso levar em consideração custo, necessidade de manutenção, dificuldade de instalação e mesmo estética.
O morador de uma região fria, por exemplo, pode desejar ter um carpete no quarto para deixar o ambiente menos gelado e mais aconchegante. Porém, precisa considerar que esse tipo de revestimento exige manutenção mais frequente e que sua limpeza é difícil.
Outro fator importante para escolher o piso certo é o dia a dia dos moradores. Casas com animais domésticos e crianças têm rotinas e necessidades diferentes. Nesses casos, a praticidade e a facilidade com limpeza é um ponto importante, assim como pisos menos lisos, para evitar escorregões.

Opções
Em geral, a primeira escolha para obter conforto é a madeira. “O piso de madeira tem sido largamente utilizado, pois propicia um isolamento térmico e acústico muito bom”, observa Mangabeira. No entanto, em locais úmidos ela não vai muito bem, porque acumula umidade e pode estragar.
O arquiteto Allan Feio acrescenta outra desvantagem da madeira: em casas com crianças e animais, ela pode manchar ou sofrer arranhões. Nesse caso, Feio sugere a utilização de pisos de fácil limpeza, como cerâmicas ou porcelanatos. Eles vão bem principalmente em locais quentes. Além de práticos, são muito versáteis. Existem diversas opções de cores, modelos e preços.

3 comentários:

Vivian Costa disse...

Estou pensando em reformar meu apartamento e estou na duvidaem que piso utilizar.
A principio estava pensando no porcelanato, mas vi vários comentáriose agora estou na maior duvida.
Meu apartamento tem 75m o que você indicaria?????

Allan Feio disse...

Olá Vivian,

acho o porcelanato sempre uma ótima opção. É elegante, bonito e fácil de limpar. Hoje em dia se preço também está em conta.

Pra mim é o melhor custo benefício.

Espero ter ajudado. Continue sempre acessando o blog

Paula Kasas disse...

Oi Allan
O que pude constatar trablhando com pisos há dez anos . é que o pricipal seria percebermos o estilo de vida do cliente antes de indicar, né? Agora eu estou representando um tipo de piso que se chama Resinfloor, vc conhece? è uma resina, como se fosse uma tinta mesmo, de poliuretano...uma tecnica holandesa..
muito legal www.resinfloor.com.br
Bjus
Paula Kasas
A Moda em Acabamentos & Complementos